Império Contabilidade - 7 dicas de vendas para atrair mais clientes para o seu negócio
7 dicas de vendas para atrair mais clientes para o seu negócio

7 dicas de vendas para atrair mais clientes para o seu negócio

O desempenho da sua área comercial precisa ser acompanhado de perto para garantir que seus vendedores executem sempre as melhores práticas. Para te ajudar a manter a qualidade do seu atendimento, reunimos neste artigo dicas de vendas infalíveis para conquistar mais clientes. Essa é uma forma simples de alinhar detalhes do processo de vendas que não estão dando certo ou só precisam de um ajuste simples para funcionar melhor.

Sabia que 40% dos vendedores considera a prospecção a etapa do funil de vendas mais difícil de gerenciar? Conhecendo dicas de vendas eficientes, sua equipe pode aprender a contornar esse e outros problemas que existem na empresa.

Neste artigo vamos falar das seguintes dicas de vendas para captar cada vez mais clientes para seu negócio:

  • Planeje estratégias de atração
  • Elabore um playbook de vendas
  • Concentre-se em oferecer uma solução
  • Defina as características principais dos prospects em cada etapa
  • Faça follow up de clientes
  • Foque na escuta ativa
  • Invista em treinamentos de vendas

Continue a leitura e entenda em detalhes cada um desses pontos.

Melhores dicas de vendas para conquistar mais clientes

A equipe de vendas lida diariamente com clientes em potencial (prospects) e clientes atuais, então, renovar alguns processos e implementar novos ajuda os vendedores a ganharem mais confiança. Afinal, investir em abordagens que não trazem os resultados desejados acaba afetando a conversão de clientes no fim do funil de vendas. Confira as dicas de vendas a seguir e aprenda como colocá-las em prática.

1. Planeje estratégias de atração

A primeira dica de vendas é planejar estratégias de atração de clientes

Para isso, é importante ter definido quem é a buyer persona que vai representar o perfil de cliente ideal que sua empresa deseja atingir. Essa definição é essencial tanto para o Marketing quanto para o setor de Vendas, pois todos os materiais para atrair clientes e o atendimento inicial serão personalizados para atender as necessidades da persona. Então, quanto mais prospects alinhados às características definidas você conseguir atrair, melhores são as chances de conduzir esses contatos até o fim do funil.  

2. Elabore um playbook de vendas

O playbook de vendas é um manual de procedimentos que explica todos os passos do processo de vendas estruturado para o tipo de negócio da empresa.

Essa também é uma dica de vendas importante porque ajuda a treinar novos vendedores, facilitando o alinhamento com o restante do time.

No playbook são descritos os seguintes tópicos:

  • História, fundação e posicionamento de mercado da empresa;
  • Descrição das personas e cliente ideal;
  • Como é o funil de vendas;
  • Técnicas de follow up utilizadas;
  • Qual o melhor canal de captação de prospects;
  • Ciclo de venda;
  • Quais são os argumentos para negociação;
  • Principais objeções de vendas dos clientes e respostas.

3. Concentre-se em oferecer uma solução

Outra dica de vendas muito estratégica é orientar a postura da sua equipe em relação a como uma oferta é feita. O objetivo é se concentrar em oferecer ao cliente uma solução e não apenas um produto.

Essa técnica ajuda os vendedores a criarem uma conexão com as necessidades do cliente, valorizando os argumentos durante a negociação.

Quando um cliente em potencial é convencido de que a solução será realmente boa, seu interesse vai aumentando e fechar a venda se torna uma realidade mais próxima.

4. Defina as características dos prospects em cada etapa

O funil de vendas é composto pelas seguintes etapas:

  • Topo do funil: etapa de reconhecimento do problema, aprendizado e descoberta;
  • Meio do funil: consideração da solução;
  • Fundo do funil: decisão de compra.

Para entrar no funil e avançar em cada etapa, o prospect precisa ter determinadas características.

Então, para acertar na hora de movê-los para a etapa seguinte, a dica de vendas aqui é listar quais características um cliente precisa demonstrar para receber os próximos estímulos. 

Se esse processo for automatizado, a ferramenta utilizada vai enviar automaticamente o cliente para a próxima etapa do funil.

5. Faça follow up de clientes

Fazer o follow up no tempo correto também é uma das dicas de vendas que ajuda a atrair mais clientes

Esse processo é importante para que um cliente em potencial com quem o vendedor já falou não caia no esquecimento.

Se o vendedor falou com o tomador de decisão, por exemplo, pode ajustar o retorno do contato (follow up), de acordo com a urgência que o mesmo demonstrou na conversa.

6. Foque na escuta ativa

Quando um vendedor se dedica a ouvir o cliente, consegue perceber melhor suas necessidades reais e criar uma conexão positiva durante a conversa.

Para aplicar a escuta ativa, tenha atenção e evite posturas como:

  • Interromper o cliente;
  • Desviar o assunto da conversa;
  • Sobrepor argumentos aos do cliente enquanto ele estiver falando;
  • Não prestar atenção no que o cliente está dizendo.

7. Invista em treinamentos de vendas

Fechando a nossa lista de dicas de vendas, investir em treinamentos de vendas é estratégico para atrair mais clientes. Com vendedores melhor preparados, eles saberão lidar com suas dificuldades e melhorá-las adquirindo novos conhecimentos Para criar uma cultura de treinamentos, aposte em cursos online de vendas para dar flexibilidade para seus vendedores estudarem de onde estiverem. 


Publicado em 09/06/2022 16:39:00

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