Império Contabilidade - Dicas para montar uma proposta de parceria eficiente!
Dicas para montar uma proposta de parceria eficiente!

Dicas para montar uma proposta de parceria eficiente!

No mundo dos negócios, é essencial que profissionais do mesmo ou de outros segmentos possam se unir para alavancar seus negócios. Por isso, é fundamental que você saiba como fazer uma proposta de parceria eficiente!

Afinal de contas, como diz o ditado, "a união faz a força" e em um mercado cada vez mais concorrido, é preciso estar forte para enfrentar os diversos desafios que possam surgir no caminho do sucesso.

Se você quer saber como montar uma proposta para atrair parceiros para o seu negócio, confira as dicas que separamos para você:

O que é proposta de parceria?

Antes de ir para as dicas, é preciso compreender o que é uma proposta de parceria entre empresas. Apesar de parecer algo simples, existem alguns detalhes nessa definição que podem fazer a diferença na hora concretizar de fato a parceria.

Para que você consiga visualizar melhor, imagine que a  parceria é uma espécie de cooperação na qual duas empresas se unem para crescer juntas.

Nesse sentido, é uma estratégia muito importante para aumentar o alcance dos dois negócios, gerando benefícios para ambos os lados.

Portanto, uma proposta de parceria se dá  quando uma empresa está "convidando" a outra para ser sua companheira no mercado.

Isso pode acontecer entre os negócios que se complementam, como por exemplo, um fornecedor de matérias-primas e uma indústria que produz um determinado produto, ou até entre empresas concorrentes, que se unem para dominar uma fatia maior do mercado.

Seja qual for o motivo, é muito importante que a sua empresa tenha uma boa proposta de parceria estruturada para convidar outras companhias, sempre apresentando quais são os benefícios dessa junção.

Quais os benefícios das parcerias entre empresas?

São diversos os benefícios que uma parceria entre empresas pode trazer, mas aqui, separamos os principais, como por exemplo:

  • Mais força para enfrentar qualquer desafio que possa aparecer;
  • Maiores chances de conquistar novos clientes;
  • Melhoria da imagem da sua empresa, visto que clientes ou investidores passam a enxergá-la com mais propriedade;
  • Reduz a chance de imprevistos que podem abalar os negócios.

08 dicas para uma proposta de parceria eficiente

Agora que você já sabe o que é uma proposta de parceria e quais são seus benefícios, vamos para as dicas de como fazê-la de maneira eficaz. Confira!

Analise sua empresa

O primeiro passo para elaborar uma boa proposta de parceria é observar o seu próprio negócio, ou seja, ter um olhar crítico sobre os pontos positivos e negativos dele. Assim, você consegue se preparar para qualquer enfrentamento que a possível empresa parceira possa fazer.

Até porque, antes de firmar uma parceria, os gestores costumam pesquisar e analisar muito bem a outra companhia, visto que a partir do momento que elas estiverem juntas, o nome e a reputação de uma estarão atrelados a outra.

Assim, uma análise mais profunda da sua empresa permite que você conheça suas forças e fraquezas, e consiga estar mais bem preparado para fazer uma proposta convidativa.

Estude e defina seu público-alvo

Para que você consiga compreender quais são as melhores oportunidades de colaboração, primeiro você precisa entender quem é o seu consumidor.

Afinal de contas, quanto mais você conhecer o  seu público-alvo, melhor você  saberá  quais são suas dores e as soluções que ele espera receber de empresas como a sua.

Ou seja, você terá um panorama maior de quais parcerias podem ser benéficas para apresentar uma solução mais robusta e atraente para os consumidores.

Digamos que você é dono de uma empresa que organiza provas de corridas de rua, como maratonas, por exemplo. Ao estudar o seu público-alvo a fundo, você conclui que os corredores gostam de atrelar essa prática saudável à sustentabilidade.

Dessa forma, realizar uma parceria com uma empresa que recicle todo lixo gerado nas provas, ou que faça a compensação do gás carbônico gerado, pode ser uma boa alternativa.

Entenda seus objetivos com a parceria

Sob o mesmo ponto de vista que o tópico anterior, aqui você precisa compreender quais são os pontos em comum que essa cooperação pode gerar para ambos os lados.

Por isso, é necessário ter um objetivo específico ao pensar em uma proposta de parceria. Em outras palavras, o que ela pode gerar de benefícios para as partes? Quais são as funções de cada uma? Como uma pode ajudar a outra de fato?

Ter isso claro é muito importante para prospectar parceiros e ainda garantir o melhor entendimento por parte dos  clientes.

Formalize os acordos 

É extremamente importante que você tenha em mente formalizar os acordos que fizer, mesmo que você esteja fechando uma parceria com algum negócio que conhece bem e tenha confiança nos empreendedores responsáveis.

O mundo dos negócios é uma "selva" e muitas vezes, um quer "passar por cima do outro". Então é preciso que você se blinde através de um contrato bem estruturado e que seja bom para ambas as partes, mesmo se a parceria acabar.

Divulgue a parceria nas redes sociais 

Ao fechar a parceria, faça com que os seus clientes fiquem sabendo! É muito importante a divulgação, tanto no momento de acordo, como ao longo do período que a colaboração durar.

Além de ser uma novidade que pode atrair novos consumidores, uma parceria é algo que também agrega na visão da marca. Até porque, o público passa a ver duas empresas trabalhando para o seu benefício.


Publicado em 11/11/2021 17:26:00

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