Império Contabilidade - O que é Pix Cobrança e quais as vantagens, taxas e tipos?
O que é Pix Cobrança e quais as vantagens, taxas e tipos?

O que é Pix Cobrança e quais as vantagens, taxas e tipos?

Muito provavelmente você já fez um Pix, certo? Afinal de contas, essa forma de pagamento é considerada uma das mais populares atualmente no Brasil, superando as TEDs e DOCs no primeiro semestre de 2021 e, de acordo com os dados atualizados do Banco Central, mais de 75 milhões de brasileiros usam o Pix frequentemente.

É por isso que o Pix Cobrança surgiu como mais uma alternativa para todos os empreendedores que querem oferecer mais uma possibilidade de pagamento aos seus clientes. E para usar o Pix Cobrança é muito fácil! Basta gerar um QR Code para receber um determinado pagamento, seja ele imediato ou futuro.

Para que você conheça mais sobre o Pix Cobrança, como funciona e todos os detalhes dessa modalidade de pagamento, separamos alguns tópicos importantes, como:

O que é Pix Cobrança?

De maneira resumida, a principal característica do Pix Cobrança é a possibilidade de inserir informações importantes, como data de vencimento, multa e juros em um único código de pagamento.

Sendo assim, ele tem grande semelhança a um boleto e pode ser utilizado pelo dono do negócio para comprovar uma venda e protestá-la, caso o cliente não faça o pagamento, trazendo assim mais segurança para a empresa. 

Quais são os principais benefícios do Pix Cobrança?

Os principais benefícios são:

Segurança

Assim como um boleto, o Pix Cobrança tem data de vencimento, multa e juros. Se o cliente não pagar, você pode protestar para receber o valor do cliente.

QR Code dinâmico

O Pix Cobrança gera um QR Code dinâmico, que é um código único, emitido especialmente para aquela cobrança.

Simples identificação

Como o QR code é único para aquela cobrança, você conta com mais facilidade para identificar, fazer a conciliação e dar baixa no pagamento.

Mais uma opção para seus clientes

Fácil para o cliente pagar e com identificação instantânea, essa modalidade é ideal para empreendedores que precisam aguardar a confirmação do pagamento para liberar um produto ou agendar um serviço, pois, o processo fica mais simples e rápido.

Qual é a diferença entre Pix e Pix Cobrança?

A principal diferença entre o Pix Cobrança e o Pix tradicional, é que essa nova opção é considerada um título de cobrança, assim como o boleto. O Pix Cobrança te permite gerar QR Codes para receber os pagamentos, incluir informações além do valor, mas também data de vencimento, juros e multa.

Por conta dessas funcionalidades, o Banco Central já anunciou que o Pix Cobrança pode ser utilizado até mesmo para pagar contas de luz.

Pix Cobrança X Boleto Bancário

Além da facilidade que o Pix Cobrança traz para os pagamentos, ele também oferece mais agilidade para empreendedores e seus clientes, isso porque, no caso dos boletos, o tempo de compensação é de até 3 dias úteis, visto que o pagamento precisa ser efetuado à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) em dias úteis, entre às 8h e às 22h. 

Já o Pix Cobrança é instantâneo e a transação é feita em até 10 segundos, operando 24 horas por dia, 7 dias na semana. Ou seja, é uma forma de pagamento eletrônica que está sempre disponível e não demanda nenhum tempo de espera! Com o Pix Cobrança, se for necessário, a empresa vendedora pode revogar a cobrança antes que o consumidor efetue o pagamento, caso alguma informação não esteja correta.

Como funciona o Pix Cobrança?

Para que uma empresa possa fazer uma cobrança com essa modalidade de pagamento, é necessário gerar um QR Code Dinâmico, isto é, um código exclusivo para a venda em questão. Com isso, você pode adicionar as informações que forem necessárias: juros, multas e data de vencimento.

Depois, é só compartilhar com o seu cliente, que deve escanear o QR Code ou utilizar a função copia e cola para então realizar o pagamento. A partir daí, o sistema de Pix Cobrança que a sua empresa estiver utilizando se encarregará de fazer toda a transação de maneira instantânea. 

Importante ressaltar que o Pix Cobrança pode ser usado como forma de pagamento tanto em pontos físicos quanto em lojas online ou vendas pelas redes sociais.

Taxas para o Pix Cobrança

Diferente das transferências Pix pessoa física, que são totalmente gratuitas, as transações via Pix pessoa jurídica podem ser tarifadas.  

Segundo o Banco Central, as instituições financeiras são livres para definir seus próprios modelos de precificação e valores de tarifas para Pix pessoa jurídica e Pix Cobrança, desde que sejam informados aos seus clientes. 

A maioria dos grandes bancos estão trabalhando com taxas que giram em torno de 1% a 1,5% por transação, com mínimo de R$ 0,50 e máximo de R$ 10. Lembrando que essa é somente uma média do mercado. 


Publicado em 03/11/2021 17:19:00

Leia também:

Os novos desafios do Departamento Pessoal

Os novos desafios do Departamento Pessoal

Dicas para montar uma proposta de parceria eficiente!

Dicas para montar uma proposta de parceria eficiente!

O que é Pix Cobrança e quais as vantagens, taxas e tipos?

O que é Pix Cobrança e quais as vantagens, taxas e tipos?

Receba novidades no seu e-mail

Muito além de números, resultados para a sua empresa.

Auxiliando de pequenas a grandes empresas desde a sua constituição e durante todo o seu processo de crescimento. Nossa equipe é 100% formada por contadores e estudantes de contabilidade atuando de forma eficaz em todas as áreas do segmento.

Entre em contato



© 2021 Império Contabilidade - Blumenau Rua Joinville, nº 330 - Vila Nova - Blumenau / SC (47) 3232-7157 / 3237-7569 | 4732327157