A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial do marketing, que traz as principais respostas para as perguntas do empreendedor.
Ela está cada vez mais acessível para micro e pequenas empresas e pode ser usada para descobrir intenções de compra, estudar o perfil do seu público-alvo e analisar a concorrência, por exemplo.
Tudo começa com uma dúvida ou hipótese que precisa ser confirmada para traçar o planejamento do seu negócio.
Vamos aprender juntos a elaborar uma pesquisa de mercado e obter os insights que sua empresa precisa?
Pesquisa de mercado é um instrumento de marketing que permite validar hipóteses e obter insights sobre um segmento específico ou público-alvo.
Ela é aplicada por meio de questionários e formulários que coletam a opinião dos consumidores.
Dessa forma, o gestor responsável consegue obter dados quantitativos e/ou qualitativos para embasar a tomada de decisão, em vez de se basear apenas em “achismos” ou pesquisas já existentes.
Nas pesquisas quantitativas, a empresa gera dados estatísticos para encontrar as respostas que procura, enquanto as qualitativas geram padrões e insumos sobre o perfil dos clientes e intenções de compra.
Um exemplo básico de pesquisa de mercado é o estudo que você realiza antes de abrir uma empresa para verificar se realmente há interesse pelo produto da parte do seu público-alvo.
De modo geral, essas ferramentas revelam do que o consumidor precisa e quais são suas necessidades, mas também podem ser utilizadas para analisar a concorrência e detectar tendências.
Toda vez que você tiver uma dúvida sobre um fator de mercado que será decisivo para o seu planejamento estratégico, será preciso conduzir uma pesquisa desse tipo.
Os termos pesquisa e estudo de mercado são muito utilizados como sinônimos, mas existem diferenças importantes entre eles.
Uma pesquisa é um exame mais direcionado, geralmente feito com um público-alvo específico, que tem como objetivo validar hipóteses e ideias que a empresa tem sobre seu segmento ou produto/serviço.
Já o estudo é uma análise de mercado mais ampla, que leva em conta o cenário macroeconômico, concorrência, impactos socioambientais, tendências do setor, entre outros fatores decisivos para a inserção do negócio no mercado.
A pesquisa pode ser usada a qualquer momento para responder a uma dúvida estratégica do gestor, enquanto o estudo de mercado é mais comum no início do negócio, quando é preciso mapear todo o segmento em detalhes.
Além disso, o estudo não precisa envolver, necessariamente, questionários diretos, pois sua metodologia é abrangente e pode se basear em artigos científicos, whitepapers, dados de consultorias, notícias, entrevistas e outros formatos.
A pesquisa de mercado é a forma mais confiável de obter dados concretos e informações estratégicas sobre a área de atuação e o público-alvo da empresa.
Se todos os empreendedores fizessem pesquisas antes de tomar decisões, a taxa de sucesso dos negócios seria muito maior.
Afinal, nada como ir direto à fonte e coletar opiniões de seus consumidores, revelando seus hábitos, dores, necessidades e expectativas em relação à oferta da empresa.
Por mais que você tenha uma ideia sobre o que seu público pensa, você só terá certeza se aplicar questionários em uma determinada amostra e comprovar sua tese.
Muitas vezes, o gestor se surpreende com o resultado da pesquisa e precisa rever seus planos.
Assim, um simples formulário pode fazer toda a diferença na exatidão do seu planejamento e direcionar seus esforços para a estratégia certa.
Não à toa, as empresas de pesquisa de mercado já movimentam mais de 73 bilhões de dólares ao redor do mundo, segundo uma pesquisa publicada em 2021 no Statista.
Hoje, mesmo as pequenas empresas podem contratar uma pesquisa por um valor acessível ou conduzi-la internamente sem grandes dificuldades.
Existem vários tipos de pesquisas de mercado que podem ser feitas no seu negócio.
Agora, vamos conhecer as principais para a sua estratégia.
Uma das pesquisas de mercado mais comuns em qualquer negócio é a de intenção de compra.
Seu objetivo é descobrir se o público-alvo compraria um produto ou serviço que sua empresa pretende oferecer ou está desenvolvendo.
Para isso, basta escolher uma amostra que represente seu cliente ideal e elaborar formulários, perguntando se as pessoas comprariam, quanto pagariam, com que frequência consumiriam o produto ou serviço, entre outras informações.
Análise da concorrência
A análise da concorrência é um tipo de pesquisa que revela quem são os principais players do mercado e com quem você está disputando seus clientes.
Nesse caso, você deve perguntar aos seus consumidores o que eles acham dos seus concorrentes e quais diferenciais enxergam em seus produtos e serviços.
Você ainda pode complementar a pesquisa com um estudo das estratégias da concorrência para descobrir o que está realmente funcionando no segmento.
A pesquisa de market share revela qual fatia do mercado sua empresa detém para guiar seu posicionamento.
Você pode se basear nos benchmarks (índices de referência) do seu setor e também confirmar a impressão que seus consumidores têm sobre cada uma das marcas listadas.
As buyer personas são personagens semifictícios que representam seu cliente ideal com base em dados reais de perfil e hábitos de consumo.
Funciona assim: em vez de mirar em um público-alvo genérico como “homens de 20 a 40 anos moradores de São Paulo com renda familiar média”, você pode se aprofundar no perfil do seu público-alvo e criar representações mais completas.
O resultado seria algo como “Luiz, 30 anos, analista de marketing, morador da Vila Madalena, com renda média de R$ 10 mil, que concilia seu emprego em uma agência com a pós em Data Driven Marketing e tem como objetivo alcançar a independência financeira”.
Para conseguir dados tão detalhados, você deve fazer uma pesquisa de mercado direcionada ao perfil, hábitos, necessidades e interesses dos seus consumidores.
Outra pesquisa de mercado comum é aquela utilizada para identificar as principais tendências do setor.
Para isso, você pode incluir no questionário perguntas sobre novos hábitos de consumo, tecnologias e mudanças na percepção do consumidor.
Também é importante mapear produtos e serviços de concorrentes que ameaçam substituir os seus e perguntar ao público sobre essas soluções.
Para fazer uma boa pesquisa de mercado, você precisa seguir etapas e reunir alguns dados.
Veja como fazer na prática, passo a passo.
Toda pesquisa de mercado deve começar a partir de um questionamento que será seu problema de pesquisa.
Veja alguns exemplos:
A partir da questão central, defina seus objetivos para começar a elaborar a pesquisa.
Uma pesquisa só faz sentido se for direcionada a um público-alvo específico.
Afinal, você terá uma amostra limitada para enviar os formulários, e precisa segmentar ao máximo as pessoas que vão receber as perguntas.
Então, escolha com cuidado os clientes em potencial, clientes atuais, fornecedores ou qualquer outro público que queira pesquisar.
Existem vários métodos de pesquisa que você pode escolher para analisar seu público-alvo.
Para começar, você pode combinar dados primários (coletados por você) com dados secundários (já existentes e coletados de outras fontes).
Depois, é possível fazer pesquisas qualitativas ou quantitativas.
As qualitativas não envolvem números e podem ser feitas por meio de entrevistas, testes, cliente oculto, formulários com perguntas abertas, testes de degustação e outros meios que coletam opiniões subjetivas das pessoas.
Já as quantitativas coletam estatísticas e dados, e a forma mais prática de fazê-las é por meio de questionários físicos ou digitais com perguntas padronizadas e de múltipla escolha.
A amostra é o tamanho do público que será pesquisado.
Ela deve ser definida com base na representatividade, de acordo com a quantidade de pessoas que seus recursos permitem atingir.
No caso da pesquisa quantitativa, é importante ter uma porcentagem mínima do universo do público para aumentar a precisão dos resultados e reduzir a margem de erro.
Com os métodos de pesquisa definidos, o próximo passo é elaborar seus questionários e roteiros de entrevista.
Você pode usar nossas ideias de questionário de pesquisa de mercado para se inspirar.
Na internet, você encontra diversas ferramentas de formulários, como Google Forms e Survey Monkey.
Com tudo pronto e revisado, você já pode partir para a prática e aplicar sua pesquisa.
Isso pode significar ir a campo, enviar questionários por e-mail e em redes sociais ou telefonar para entrevistar clientes, dependendo do método.
Depois da aplicação, a próxima fase é a tabulação dos dados, que nada mais é do que a organização e apresentação das informações em tabelas e gráficos.
Existem vários softwares que facilitam esse trabalho, principalmente no caso das pesquisas quantitativas, que contam com muitos dados.
Então, você deve se reunir com a equipe para analisar os resultados e transformar esses insights em decisões certeiras para o seu negócio.
Se você está começando no universo das pesquisas de mercado, aqui vão algumas sugestões de perguntas para adaptar ao seu formulário:
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