Império Contabilidade - Como a receita recorrente melhora a retenção de clientes da sua empresa?
Como a receita recorrente melhora a retenção de clientes da sua empresa?

Como a receita recorrente melhora a retenção de clientes da sua empresa?

A retenção de clientes para receita recorrente é simplesmente um dos maiores objetivos para empresas que oferecem produtos ou serviços cobrados por sistema de mensalidades, planos ou assinaturas.

É o caso de escolas, cursos, plataformas de Software as a Service (SaaS) e muitos outros modelos de negócio em que a prestação é ininterrupta.

Sendo assim, para empresas desses nichos, fidelizar é tão importante quanto prospectar novos clientes.

Seria como um casamento, no qual a estabilidade da relação vai depender do quanto cada parte está disposta a investir para que ela se mantenha sólida.

Então, se você quer ser “feliz para sempre” com o seu cliente, fica a sugestão para que continue a leitura.

Chega de perder clientes! Veja como você pode contar com uma ferramenta para ajudar a mantê-los na sua empresa.

 

Por que é importante reter seus clientes para obter pagamentos recorrentes?

Um estudo da Escola de Negócios de Harvard revela que uma retenção de 5% dos clientes pode gerar aumento nos lucros de até 95%.

Veja: é como se cada 0,5 cliente da sua empresa que fosse retido tivesse um potencial para praticamente dobrar a sua receita.

Sem falar no já conhecido princípio do guru do marketing Philip Kotler, segundo o qual a conquista de novos clientes pode custar até 7 vezes mais do que sua fidelização.

Dessa forma, parece não restar dúvidas a respeito da importância de estar sempre engajado em desenvolver estratégias de retenção de clientes, certo?

Além de ajudar a empresa a ter melhores resultados, elas podem ajudar a superar certos desafios constantes para quem depende de receitas constantes.

 

Problemas comuns na retenção de clientes das empresas

Toda empresa que mira pagamentos recorrentes se vê diante de desafios comuns.

Além de precisar atrair novos clientes como todo negócio, elas devem zelar cuidadosamente pelos clientes que já consomem seus serviços ou produtos.

Dessa forma, elas precisam monitorar certos indicadores-chave de performance (KPIs) para medir o quão bem-sucedidos estão sendo em seus esforços de retenção.

Esse é o desafio para quem trabalha na economia da recorrência.

Manter-se em condições de conquistar novos mercados e, ao mesmo tempo, sustentar aqueles em que já atua.

Nesse sentido, dois problemas principais precisam ser enfrentados: os cancelamentos e a inadimplência.

 

Churn rate 

Nada pior para um negócio que pretende ter receita previsível do que uma alta taxa de cancelamentos ou desistências por parte de seus clientes.

Por isso, é fundamental acompanhar de perto quantos deles estão indo embora e, com isso, detectar quais as causas por trás disso e o que fazer para evitá-las.

É isso que o cálculo do churn rate (taxa de cancelamento) revela. Ele expressa em termos percentuais o volume de clientes que têm deixado o negócio.

Para calculá-lo, basta aplicar a seguinte fórmula:

Churn Rate: quantidade de clientes cancelados / quantidade de clientes ativos do último mês.

 

Inadimplência 

Outro vilão para as empresas que operam no modelo de receitas recorrentes é a inadimplência, que se caracteriza quando o cliente não paga a mensalidade.

Talvez ela seja até mais grave do que o churn rate, já que o serviço continua a ser prestado sem a devida contrapartida por parte do consumidor.

Para evitar o aumento nessa taxa, é fundamental adotar ferramentas de controle de pagamentos recorrentes.

O controle manual deve ser evitado, uma vez que ele é muito mais sujeito a falhas.

Dessa forma, é indispensável contar com ferramentas que forneçam dados e apontem para soluções quando sua empresa mais precisa.


Publicado em 04/10/2021 12:34:00

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