Império Contabilidade - O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?
O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

O número de perdas no varejo pode facilmente chegar a 2,26% do faturamento líquido da empresa. Se esse percentual influencia os grandes supermercados, imagine o quanto ele é prejudicial ao pequeno varejo.

É inevitável a conclusão de que o grande objetivo do varejo é vender. Quando o varejista compra um produto e esse produto não chega ao seu cliente, está caracterizada uma perda, que certamente resultará em prejuízos.

Dessa forma, entender e identificar as perdas na sua loja é importante para o processo de prevenção. O varejista precisa saber o que está perdendo para poder criar métodos de evitar e controlar essas baixas de estoque.

Partindo do básico, o que são perdas?

Podemos definir a perda de estoque como a diferença entre o estoque apresentado no sistema e o que realmente está no estoque físico da loja.

As perdas podem ocorrer no processo de recebimento de produtos, no manuseio, no armazenamento, na gôndola, na área de vendas e na frente de caixa.

A grande quantidade de produtos, o MIX variado, e a velocidade em que os produtos são movimentados diariamente (alto giro) são as principais causas desses transtornos em seu estoque.

As perdas podem ocorrer em qualquer local da loja, desde o depósito até no momento do consumidor pagar o produto.

Portanto, é importante entender os tipos de perdas e evitar que aconteçam em sua loja.

Tipos de perdas em supermercados

Para facilitar o processo de identificação das perdas, separamos dois grandes grupos, as conhecidas e as não identificadas. Vamos explicar um pouco cada grupo e suas divisões:

1. Perdas conhecidas

Essas perdas também são conhecidas como operacionais, pois derivam de erros em processos do dia a dia da loja.

a) Dano causado pela manipulação (quebras) – É gerada no momento que algum produto, durante a sua movimentação dentro da loja, sofre alguma avaria de forma que impossibilite sua comercialização.

b) Produto vencido – Produto que não é vendido e perde a validade também gera perda, afinal o varejista pagou por ele e não vai conseguir mais vender, resultado: prejuízo.

c) Deterioração de perecíveis – No varejo muitos produtos são perecíveis, portanto deve existir um controle sistemático de todas as variáveis que podem afetar a qualidade do produto.

O controle de pragas e insetos, a qualidade do local onde o produto está armazenado e exposto, e o controle da equipe que manuseia os produtos são processos que devem ser executados para evitar que um produto estrague em seu estoque.

2. Perdas não identificadas

Esse grupo de perdas é caracterizado por danos ao estoque que não podem ser previstos, pois, ocorrem casualmente.

a) Furtos – Infelizmente, furtos de produtos acontecem, tanto por parte de funcionários mal-intencionados, quanto por supostos clientes.

b) Falhas Operacionais – são decorrentes de falhas em processos operacionais que envolvam a movimentação de mercadoria na loja.

Um exemplo simples, são as falhas no processo de venda no caixa, que acontecem no momento que o operador registra um produto diferente do que está sendo vendido.

As perdas não identificadas só são apuradas e descobertas através de inventários.

Esse tipo de perda tem relação com as rupturas. 

Por que é importante evitar perdas?

O processo de prevenção e redução de perdas deve fazer parte da rotina de todas as empresas. 

Aplicar processos que diminuam a ocorrência sai mais barato do que lidar com as consequências desses transtornos em seu estoque e o mais importante: em seu faturamento.

Como evitar as perdas?

A prevenção de perdas deve contar com o envolvimento de todas as equipes, então é importante que todos tenham consciência de seu papel nesse processo.

1. Realizar inventário

O principal método de controlar as perdas é realizando inventários em seu estoque, ele será a base de dados para a tomada de decisões, como a implementação de uma equipe de segurança ou a mudança da forma como são movimentados os produtos em sua loja.

2. Usar um software adequado 

Usando um software que permite o acesso às informações do estoque você evita que algumas perdas aconteçam em seu estoque. 

O pedido de compra é um processo que deve ser automatizado ou realizado com apoio do seu software de gestão, pois ele fornecerá dados para estimar a demanda dos produtos, estoque atual, estoque de produtos similares, ajudando para que não sejam comprados produtos acima do necessário.

3. Treinamento dos funcionários 

Investir em treinamento para os seus funcionários é essencial para controlar as perdas, seja a equipe de segurança, a equipe de vendas, os repositores ou os responsáveis por realizar o controle de estoque, todos precisam de treinamento para que possam realizar o melhor trabalho.

O sucesso da sua loja!

O inventário é sem dúvida o principal aliado do varejista na hora de controlar o estoque,  evitar as perdas e controlar as rupturas. Realizar um processo de contagem periódico evita que os incidentes ocorridos no estoque afetem os processos fundamentais, como compra e venda de produtos.

É importante também ter processos automatizados bem definidos e eficientes, um bom software ERP, que ofereça integração entre seus sistemas evitando que problemas operacionais aconteçam.

Outro ponto é treinar sua equipe, com informações sobre a ocorrência de baixas de estoque, ela será capaz de evitar.

Estoque é dinheiro! O controle do estoque é fundamental para o sucesso da sua loja. Realize inventários e invista em um processo de prevenção de perdas, só assim você evitará furos no seu faturamento no final do mês.

 


Publicado em 18/11/2020 08:00:00

Leia também:

O que é um plano de negócios?

O que é um plano de negócios?

CEST: o que é, código, tabela e como inserir na NF-e (GUIA)

CEST: o que é, código, tabela e como inserir na NF-e (GUIA)

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

O que são perdas e como evitá-las em seu supermercado?

Receba novidades

Muito além de números, resultados para a sua empresa.

Auxiliando de pequenas a grandes empresas desde a sua constituição e durante todo o seu processo de crescimento. Nossa equipe é 100% formada por contadores e estudantes de contabilidade atuando de forma eficaz em todas as áreas do segmento.

Entre em contato



© 2020 Império Contabilidade - Blumenau Rua Joinville, nº 330 - Vila Nova - Blumenau / SC (47) 3232-7157 / 3237-7569 | 4732327157