Império Contabilidade - Você sabe o que é PMBOK?
Você sabe o que é PMBOK?

Você sabe o que é PMBOK?

A sigla PMBOK é muito conhecida no meio empresarial pelos gerentes de projetos, isso porque esse é o guia que reúne as principais informações para que esses profissionais executem e gerenciem os projetos de forma eficiente.

E é devido a importância desse material que preparamos esse artigo, que tem o intuito de apresentar um pouco sobre o que é o PMBOK e como ele pode ajudar os gestores a alcançar os resultados de forma mais objetiva!

 

Como surgiu o PMBOK?

Entre os anos 50 e 60 as técnicas de gestão foram criadas e transformadas em uma disciplina com o objetivo de ajudar os gestores a colocar em prática seus conhecimentos. Surgiu então um movimento liderado pelo Project Manager Institute (PMI). Esse instituto organizou essas práticas e desenvolveu um método para se administrar projetos.

 

“O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. Nosso trabalho para a profissão auxilia mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo a aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.” – PMI (brasil.pmi.org)

Como resultado disso surgiu o Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). Esse guia reúne conceitos e ferramentas de gerenciamento de projetos que todas as pessoas desse ramo devem conhecer e dominar.

Ao longo de 600 páginas, o guia oferece aos profissionais técnicas, além de teorias e práticas, de 10 áreas do gerenciamento de projetos. O livro ensina como planejar, executar e controlar todas as faces de um projeto desenvolvido em fases que se complementam.

Considerada a “Bíblia do gestor de projetos”, o PMBOK oferece conhecimentos adquiridos por profissionais de todo o mundo, são informações didáticas de fácil entendimento para que qualquer pessoa consiga desenvolver projetos de todos os tipos de complexidade.

O Guia descreve o ciclo de vida de um projeto, de forma detalhada, expondo os processos, atividades e documentos relacionados. Ele traz normas, técnicas, métodos e processos, a partir de anos de experiências de quem tem no currículo uma gestão estratégica e eficaz.

 

Porque o PMBOK é tão importante para a gestão de projetos?

A importância desse guia é reflexo, principalmente, da padronização. Isso porque a partir do aprendizado das práticas do PMBOK, é possível padronizar os processos por meio de diretrizes claras de gestão e distribuir as informações, com maior transparência, com o objetivo de garantir maior eficácia no gerenciamento do projeto.

 


Publicado em 21/05/2020 08:00:00

Leia também:

Conheça algumas ferramentas para auxiliar na gestão de projetos

Conheça algumas ferramentas para auxiliar na gestão de projetos

Saiba o que é gestão proativa

Saiba o que é gestão proativa

Você sabe o que é PMBOK?

Você sabe o que é PMBOK?

Receba novidades

Muito além de números, resultados para a sua empresa.

Auxiliando de pequenas a grandes empresas desde a sua constituição e durante todo o seu processo de crescimento. Nossa equipe é 100% formada por contadores e estudantes de contabilidade atuando de forma eficaz em todas as áreas do segmento.

Entre em contato



© 2020 Império Contabilidade Rua Joinville, nº 330 - Vila Nova - Blumenau / SC (47) 3232-7157 / 3237-7569 | 4732327157