O fato de ser visto como subemprego ou subatividade fez com que várias predições fossem feitas sobre esse tipo de comércio. Uma delas é que o ”comércio ambulante acabaria tão logo o país atingisse certo grau de desenvolvimento”. De acordo com essa afirmativa não existiria comércio ambulante em países desenvolvidos. Contudo a história se mostrou diferente, segundo o historiador francês Fernand Braudel, a “Inglaterra conheceu um recrudescimento no comércio ambulante no século XIX, pelo menos nos arredores das cidades industriais mal abastecidas pelos circuitos normais de distribuição”. (BRAUDEL, citado por DANTAS, 2009)
Reconhecendo a importância dessa atividade para economia, a maioria das cidades brasileiras instituiu o cadastramento dos ambulantes. No cadastramento são destinados pontos próprios para o exercício desse tipo de comércio. Essa ação permitiu que os ambulantes trabalhassem de forma legalizada.
Contudo as licenças são limitadas e grande parte dos ambulantes ainda trabalha de forma ilegal.
Auxiliando de pequenas a grandes empresas desde a sua constituição e durante todo o seu processo de crescimento. Nossa equipe é 100% formada por contadores e estudantes de contabilidade atuando de forma eficaz em todas as áreas do segmento.
© 2022 Império Contabilidade - Blumenau Rua Joinville, nº 330 - Vila Nova - Blumenau / SC (47) 3232-7157 / 3237-7569 | 4799841841